restaurante universitário

Contra desperdício, refeições na UFSM devem ser agendadas a partir de agora

Foto: Charles Guerra (Diário)

Os usuários dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) devem ficar atentos, pois, a partir de hoje, tem início o novo processo de agendamento e cancelamento de refeições. A obrigatoriedade vale para quem utiliza os três RUs da cidade, inclusive para quem recebe benefício socioeconômico. A iniciativa, segundo a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Prae), é reduzir o desperdício de alimentos e melhorar a gestão da verba pública.

A partir desta quarta, refeições no RU só com agendamento

O processo de agendamento obrigatório já existe em outros dois campi da UFSM: em Palmeira das Missões e em Frederico Westphalen. Hoje, a instituição oferece cerca de 1,8 milhão de refeições por ano nos cinco RUs, sendo 1,5 milhão somente em Santa Maria. Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil, Clayton Hillig, ainda não é possível estabelecer o quanto será economizado, mas aponta que o recurso, que integra o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), será reinvestido em outros benefícios para os acadêmicos, como moradia e transporte.

- Estamos buscando o desperdício zero e, ao mesmo tempo, melhorar a gestão dos nossos recursos. Além de ser uma ação de gerenciamento, temos uma responsabilidade social, que é a de manter os programas de gratuidade e os subsídios. É uma ação coletiva, que depende da colaboração de todos - destaca Hillig.

Oito escolas de Santa Maria vão receber selo da Unesco

A UFSM aponta como exemplo o RU de Frederico Westphalen, que, em 2017, teve 4,1 mil refeições a menos na comparação com 2016, gerando uma economia de R$ 37,6 mil.  

O PROCESSO

O agendamento e o cancelamento de refeições no RU poderá ser feito via internet e também pelo aplicativo UFSM Digital, disponível para acadêmicos e servidores da UFSM, para sistemas Android e IOS. Será possível transferir créditos para um colega que está zerado pelo portal de agendamento do RU. E, para quem não conseguiu cancelar a tempo, será possível colocar o agendamento à disposição. Já o usuário que não conseguiu agendar a tempo poderá ver se há vagas disponíveis no portal do RU. 

CAMPANHAS

Para orientar os usuários, a UFSM promoveu ações de conscientização sobre a importância do agendamento e da atitude responsável. Em 2011, a primeira iniciativa teve como foco a redução do desperdício de alimentos. Em 2016, uma nova campanha foi lançada, prevendo a obrigatoriedade do agendamento inicialmente para março do ano seguinte. Na época, a possibilidade de transferência de uma refeição a outra pessoa já era solicitada por usuários - reivindicação que, agora, foi atendida no novo processo.

Evento da UFSM comemora 120 anos do poeta Federico García Lorca

Apesar das ações, a adesão foi considerada baixa, e o resultado não atendeu às expectativas. Atualmente, os RUs de Santa Maria fornecem entre 4 mil e 6 mil refeições por dia. A oscilação é grande, principalmente em períodos próximos a feriados. Com o agendamento de refeições, a expectativa é aproximar o planejamento do número de refeições à realidade da demanda.

PROTESTOS

O novo processo de agendamentos e cancelamentos não é aceito com unanimidade pelos alunos da UFSM. O Diretório Acadêmico da Geografia marcou para hoje, ao meio-dia, o Catracaço no RU. A manifestação é contra a medida adotada pela UFSM para acesso aos RUs.

PARA AGENDAR

  • Café da manhã - Até as 11h do dia anterior 
  • Almoço - Até as 20h do dia anterior
  • Jantar - Até as 11h30min do mesmo dia

PARA CANCELAR 

  • Café da manhã - Até as 13h do dia anterior
  • Almoço - Até as 7h do mesmo dia
  • Jantar - Até as 13h30min do mesmo dia

ORIENTAÇÕES

  • Processo deve ser feito via internet (portal.ufsm.br/ru/index.html) ou pelo aplicativo UFSM Digital
  • Quem não cancelar receberá um e-mail informando o valor desperdiçado
  • Quem não agendar, não poderá fazer a refeição no RU, a não ser que tenha vaga disponível

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MEC adia para sexta-feira fim de prazo para lista de espera do Fies Anterior

MEC adia para sexta-feira fim de prazo para lista de espera do Fies

Alunos da UFSM protestam em frente ao RU contra agendamento de refeições Próximo

Alunos da UFSM protestam em frente ao RU contra agendamento de refeições

Educação